Aicon e Elaine: Audi bisa na visão de um futuro autónomo!
Dos construtores automóveis, a Audi foi o que, até agora, mais patentes registou para o avanço da tecnologia da condução autónoma, embora ainda a considerável distância da Bosch. E no salão de Frankfurt exibe a sua aposta num futuro em que a Inteligência Artificial poderá tomar conta dos nossos carros para nos proporcionar mais tempo livre, com dois "concepts" que seguem o mesmo propósito de formas bem distintas: o Aicon e o Elaine, reinterpretação mais avançada do e-tron Sportback.
Com quatro motores eléctricos, um em cada roda, a Audi privilegiou a autonomia no Aicon, limitando-o a "apenas" 353 cv e 550 Nm, mas garantindo que consegue andar 700 a 800 km com uma só carga. E isso é importante neste conceito pois, assim que as grandes portas se abrem, de par em par, os ocupantes entram numa "cápsula" de bem-estar e tranquilidade, não tenho de se preocupar com mais nada. Assim será o mundo quando os carros atingirem o Nível 5 de condução autónoma… o que ainda está bem longe!
Os dois bancos dianteiros podem mover-se e rodar até 15º, facilitando o acesso ou criando uma espécie de "lounge" para uma conversa a quatro durante a viagem. O Aicon tem vários modos de ser comandado, manualmente através de superfícies tácteis, por voz ou simplesmente com os olhos, pois o carro consegue controlar em permanência para onde o passageiro está a olhar! Pode descansar, ver um filme ou navegar na Net, tendo até a possibilidade de projectar o que está no ecrã central em todo o pára-brisas. A luz ambiente também é controlável, através do vidro do tecto panorâmico.
Para o conforto dos ocupantes (que serão todos passageiros), o Aicon tem suspensão pneumática, enquanto actuadores eléctricos anulam as inclinações da carroçaria. Este é um carro imaginado pela Audi para existir num mundo em que os carros autónomos sejam já uma banalidade e se o Aicon se centrou no conforto e tranquilidade em longas viagens, a Audi promete mais protótipos de condução totalmente autónoma virados para outras temáticas.
Mas o caminho faz-se caminhando e é isso que a Audi mostra que o Elaine que dispõe o chamado "Highway Pilot" que, graças a um sistema de controlo mais poderoso e a sensores mais eficazes, permite que faça uma longa viagem numa auto-estrada por si próprio, mudando de faixas sem qualquer intervenção do condutor.
Neste protótipo, a Audi explora a sua aposta na Inteligência Artificial, ou seja, a capacidade do carro aprender aquilo de que o seu proprietário mais gosta (música, climatização, locais de estacionamento, serviços da Net, etc.), conseguindo integrar-se no seu mundo através daquilo que se designa por "Internet das Coisas". Ou seja, estabelecendo ligações com a casa ou outros aparelhos usados pelo condutor e respondendo a ordens por voz.
De resto, o Elaine é em tudo semelhante ao e-tron Sportback que já está próximo da fase de produção, anunciando até os mesmos valores para a parte mecânica: três motores eléctricos que debitam um total de 496 cv, oferecendo autonomia de 500 km e conseguindo aceerar até aos 100 km/h em escassos 4,5 s!